domingo, 6 de julho de 2014

Ottawa: Capital do Candá - Sábado

Após o breakfast, no sábado, dia 5, saímos de Toronto, em ônibus com ar condicionado e banheiro, rumo à Ottawa. A maioria dormiu no ônibus.
Paramos em Kingstone, metade do caminho, para almoçar no KFC.

Chegamos em Ottawa por volta das 15h e fomos direto ao Parlamento, pois havia um guided tour (tour monitorado) agendado para nós.

Na fila para entrar no Parlamento, o nosso guia (funcionário do governo), Dominic,se apresentou e quando soube que éramos brasileiros, ah...perguntou quem tinha assistido ao jogo do Brasil do dia anterior e acrescentou que estava torcendo pelo Brasil na Copa do Mundo.

Passamos pela segurança do Parlamento (como no aeroporto: detector de metal e raio X das bolsas) e o Dominic deu início ao tour, sempre parando e explicando detalhes da arquitetura, da arte, do governo,...

Aí está o Dominic, nosso guia do Parlamento, no início do tour.

Nesta sala, o Dominic explicou que deveríamos seguir pelo mármore preto do chão, sempre à direita ou esquerda em que ele estivesse. Observem as placas de metal na parede. Cada placa tem os nomes dos congressistas de cada período. São tantas que as mais atuais não cabem nessa sala e encontram-se no hall anexo à esta sala. Ao todo, são 41 dessas placas.

Nesta parada, o guia salientou a arquitetura, o estilo e  a história do Canadá retratada nas esculturas de cada arco

Esta é uma foto do teto

Esta foi a 3a. parada: The  House of Commons. Esta sala está sendo reformada e, por isso parece menor do que realmente é. Os cidadãos canadenses que desejarem participar de uma sessão da House of Commons deverão ficar sentados nas cadeiras na parte de cima.
O Dominic disse que a cor verde dessa dala é porque a Inglaterra também tem a sua House of Commons na cor verde!

A próxima parada, a 4a.,  foi a sala de leitura. Este é o lugar onde os congressitas leem as notícias e há 'cantos' específicos da sala para se ler as notícias significativas e as de conteúdo 'pouco relevante'! As pinturas das paredes são sobre  as províncias.

A sala de leitura foi atingida pelo incêndio de 1916. O Dominic pediu que lembrássemos dessa informação.

A arquitetura interna do Parlamento ao caminharmos para a próxima parada

5a. Parada: A Biblioteca do Parlamento

Soubemos que no incêndio de 1916, a biblioteca não foi atingida, pois suas portas, apesar de parecerem ser de madeira, são de ferro. O fato de serem de ferro fez com que o fogo não entrasse na bilbioteca.
 Há 680.000 livros na Biblioteca do Parlamento, o equivalente a 17 km lineares de todos os livros fossem empilhados!

Esta estátua da jovém Victória fica bem no meio da bilbioteca é feita de mármore

Há vários, muitos, entalhes de flores na biblioteca e nenhum é igual ao outro. Todos são únicos!

Para mais informação sobre a Biblioteca do Parlamento Canadense, veja o vídeo:

Nossa 6a. parada foi no Senado

O teto do Senado

Mais uma caminhada até nossa  7a. parada

A 7a. parada foi um hall dedicado aos senadores, nas paredes há pinturas de alguns senadores e há uma estátua do único senador que faleceu durante a 1a. Guerra Mundial. O lugar é muito escuro para as fotos, mas aí está o teto do hall.

A 8a. e última  parada foi a sala de fumo que não é mais usada para esse fim,mas que ainda tem um cheiro 'remanescente'.

Antes de descermos as escadas para a saída, o Dominic se despediu agradendo nossa presença e confirmando seu favoritismo pelo nosso time de futebol!

Imagem exatamente antes de descer as escadas

Já do lado de fora

Para informações adicionais sobre o Parlamento Canadense, visite o site do governo do Canadá:

Finalmente,por volta das 16h30,  fomos nos acomodar na Universidade de Ottowa.

Em Ottowa, os alunos ficaram hospedados em apartamentos com banheiro privativo
Confiram:

Jantar foi servido às 18h

E não acabou, não! Às 20h todos saíram para o Haunted Tour (Tour assombrado), ou seja, um passeio até uma antiga cadeia que hoje é um hostel. O ônibus nos levou até um ponto e de lá, encontramos os atores e os acompanhamos caminhando , sendo que eles paravam em diferentes lugares de Ottawa e contavam histórias, até chegarmos à antiga prisão.

A antiga cadeia que hoje abriga um hostel vista do lado de fora

E, finalmente, de volta à Universidade de Ottawa para dormir, descansar!